O “Nhoque da Fortuna”, ou da Sorte, é um prato tradicionalmente servido em vários restaurantes de origem italiana todo o dia 29 de cada mês aqui na cidade de São Paulo, e sua comemoração promete fortuna e sorte.
A história desse prato é bastante antiga, a começar pela massa, que é considerada o primeiro tipo de massa caseira já criada. O nhoque, aquelas bolinhas macias de massa cozida, de diferentes variedades, já era consumido na época dos antigos gregos e romanos, que trouxeram a receita do Oriente Médio e a partir daí, a difundiram pelo mundo, especialmente na Itália, com o nome de gnocchi.
Uma lenda deu origem ao nhoque da fortuna
Diz a lenda que São Pantaleão, um santo cristão, num certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu à porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso, eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um 7 massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro ou, em outra versão, encontraram muitas moedas de ouro. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é celebrado o dia do nhoque da fortuna, ou da sorte, acompanhado do devido ritual.
Mesa do Café Girondino aguardando o Nhoque da Fortuna |
O ritual
O ritual de celebração se inicia colocando dinheiro de qualquer valor embaixo do prato que pode ser em sua casa com a família ou, na forma mais divulgada, indo a um restaurante que deve colocar uma nota, geralmente de um dólar, embaixo de seu prato de nhoque. O dólar é moeda forte e com futuro garantido, perfeita, portanto, para um ritual de sorte.
A seguir você deve separar e comer os primeiros os primeiros 7 pedacinhos de nhoque do seu prato, ficar em pé e fazer um pedido para cada um deles. Agora sim pode sentar-se e saborear à vontade o restante do prato.
A seguir você deve separar e comer os primeiros os primeiros 7 pedacinhos de nhoque do seu prato, ficar em pé e fazer um pedido para cada um deles. Agora sim pode sentar-se e saborear à vontade o restante do prato.
O dinheiro que estava colocado sob o prato deve ficar guardado até pelo menos o próximo dia 29, para garantir a fartura e sorte.
Em São Paulo há um local especial para comer e celebrar o dia do “Nhoque da Fortuna!”: é o Café Girondino. Localizado no coração do centro velho da cidade, na Rua Boa Vista 365, esquina com a Rua São Bento, este é um dos restaurantes que colocam uma nota de 1 dólar debaixo do prato de nhoque.
Restaurante no segundo piso |
Ele está no alto da foto acima |
Charme antigo na decoração |
Detalhe da luminária |
Detalhe do cardápio do Café Girondino em 2015 |
O local é especial e está constantemente lotado de turistas e pessoas que trabalham na movimentada região.
O Café Girondino, que existe há 10 anos, é um espaço agradável, e acolhedor e foi inspirada no Café Girondino que existiu no início do século passado, revivendo em sua decoração um pouco do ambiente do passado da glamourosa época cafeeira em São Paulo. Com a explosão da febre cafeeira e com a festejada estréia da primeira linha de bonde elétrico na cidade, houve a proliferação de comércios como os cafés, com destaque para o antigo Café Girondino.
A decoração de época do atual Café Girondino, com quadros e fotos antigas da cidade, a atenção dos funcionários e os ambientes distintos que acomodam choperia, café, lanchonete e restaurante provavelmente são alguns dos motivos que atraem seus frequentadores, mas, se você provar o nhoque da sorte, então desejará mesmo retornar ao Café Girondino.
Fachada do Café Girondino |
O próximo dia do nhoque da fortuna sempre está chegando. Vamos passear no centro de São Paulo, comer o nhoque da fortuna servido de forma muito charmosa, curtir o encontro da notinha de dinheiro sob o prato e, é lógico, fazer nosso sete pedidos. Ah, sim, não tenha vergonha de comer seus primeiros sete nhoques em pé!
Sem comentários:
Enviar um comentário