domingo, 30 de novembro de 2014

5a Virada Inclusiva

O Dia internacional da pessoa com deficiência é celebrado todo dia 03 de dezembro e neste ano marca o início da 5a Virada Inclusiva de São Paulo.

A data comemorativa é promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem objetivos ambiciosos como promover maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência, mobilizar a defesa da dignidade e aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em vários aspectos da vida.

A cada ano é proposto um tema para reflexão e o de 2014 é: Desenvolvimento Sustentável: a Promessa da Tecnologia.

A Virada ocorrerá nos dias 3, 6 e 7 de dezembro em várias cidades do Estado de São Paulo, inclusive em nossa cidade.
O evento é gerido pela Organização Social de Cultura Abaçaí e conta com parceiros e colaboradores voluntários de órgãos públicos, instituições e sociedade civil, que realizarão diversas atividades culturais, esportivas e artísticas nas ruas, praças, parques, museus e teatros de São Paulo. Algumas necessitam agendamento. O evento busca possibilitar a integração entre as pessoas com e sem deficiência nas ações inclusivas programadas.
Como a Virada ocorrerá na próxima semana, não tenho como postar imagens ou informações pessoais, mas selecionei parte do programa do primeiro dia para terem uma ideia. 

- Exposição sobre o trabalho realizado pelo Zoológico de São Paulo com atividades com animais embalsamados
- Livros Falados
- Produção Literária em Braile
- Casa Sensorial Napolitana: A Casa Sensorial é uma instalação que recria o ambiente do presépio napolitano, exposto no Museu de Arte Sacra de São Paulo, a partir do estimulo dos sentidos do tato, olfato, audição e visão.
- Visita Multissensorial aos Núcleos do Museu Afro Brasil.
- Visita Sensorial ao Memorial da Resistência
- O que as árvores do Butantan nos contam? Valendo-se de recursos botânicos sensoriais, os participantes poderão conhecer um pouco mais algumas árvores brasileiras preservadas no Instituto Butantan
- Oficina de Dança Inclusiva: SESC Belenzinho
- Jogos Adaptados: SESC Santana
- Magic Hands: jogos de exibição de Basquetebol com atletas da Associação Desportiva para Deficientes
- Curta metragens e palestras

No site viradainclusiva.sedpcd.sp.gov.br encontrarão detalhes do programa completo.

Deixo aqui uma informação adicional. Você sabia que desde junho de 2014, São Paulo possui a Primeira Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência do país?

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

As onças do rio Pinheiros

Quem passou recentemente de automóvel, trem ou bicicleta ao longo do importante e atualmente muito poluído rio Pinheiros, provavelmente notou um novo detalhe em sua margem: a presença de duas onças infláveis de proporções gigantes. Elas têm um aspecto muito natural, principalmente a que parece estar bebendo água do rio.

A intervenção inédita “Hora da Onça Beber Água” faz parte da terceira etapa da exposição “Às margens do rio Pinheiros”, que teve início no dia 19 de setembro, Dia Mundial da Limpeza da Água. O autor é o artista Eduardo Srur, reconhecido por suas intervenções urbanas de grandes dimensões.

As onças medem 12 metros de comprimento por 4 metros de altura, fazem alusão a um dos animais símbolo da fauna brasileira e remetem ao tempo em que estiveram presentes nas margens do rio, antes da urbanização da cidade e da contaminação das águas. Sua localização exata é em frente à estação de trem Pinheiros.

Com apoio da Associação Águas Claras do Rio Pinheiros a intervenção artística foi planejada para sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância da recuperação desse rio e de seus afluentes, e estimular iniciativas de proteção e recuperação do famoso rio. Também é possível a colaboração financeira para auxiliar a causa do futuro do rio pinheiros, com recompensas na forma de obras ou objetos produzidos por Eduardo Srur.

Para mim, o tamanho e colorido das onças faz com que primeiro pareça que vamos ver algo lúdico, mas, antes de prestar maior atenção aos animais não é possível deixar de notar o rio extremamente poluído e fétido e refletir sobre esse sério problema da cidade de São Paulo.


Apenas mais uma observação a fazer: na divulgação pela internet, em vários sites, aparece a informação de que “as obras serão iluminadas por sistema de captação de energia solar já instalado próximo às margens do rio”. As fotos noturnas foram tiradas por mim em 05/11 e não havia qualquer iluminação exceto a luz da avenida. Uma pena, pois o acesso para fotos é mais difícil à noite e a Marginal do rio Pinheiros, bem como a estação de trem estavam lotados.


Aqui ficam dois endereços onde podem ser consultadas mais instalações desta e de outras obras do autor.
http://www.eduardosrur.com.br/#!eduardo-srur/cgjb
http://super.abril.com.br/blogs/planeta/artista-eduardo-srur-faz-intervencao-no-rio-pinheiros-em-sp/

Foto da Internet - atenção à poluição visível do rio

Onça parecendo beber a água contaminada - foto pessoal

Cartaz presente na estação de trem Pinheiros - foto pessoal

Foto da Internet